CNT e Sest Senat participam de projeto para desenvolver programa de eficiência energética

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Sest Senat firmaram com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) e com a Climate Leadership Group (C40 Cities) um acordo para desenvolver  programa de eficiência energética e de redução da emissão de poluentes atmosféricos no setor rodoviário, além de estabelecer um programa de direção econômica voltado para os motoristas.

As avaliações veiculares realizadas pelo Programa Ambiental do Transporte da CNT – Despoluir – terão papel fundamental no trabalho. Para a CNT, o trabalho em parceria com a C40 é fundamental porque viabiliza o desenvolvimento de projetos futuros. A instituição tem representação internacional e está presente em grandes cidades, onde estuda mudança climáticas, sistemas de transporte, gestão de resíduos sólidos e desenvolvimento urbano sustentável.

Uma das principais atribuições do Sest Senat foi o treinamento, realizado no início de abril, dos motoristas participantes do estudo e o fornecimento de recursos audiovisuais e de instrutor para o curso de direção econômica. A capacitação foi realizada na sede da CS Brasil, empresa responsável pela coleta de lixo na cidade do Rio de Janeiro.

Os mais de 20 participantes do curso foram avaliados em treinamento teórico e prático. A intenção é verificar a influência de cada qualificação na melhoria da autonomia dos veículos. A partir dos dados coletados, também será medida a eficiência dos pneus e verificada a influência dos testes de opacidade na autonomia dos caminhões.

“É importante conscientizar os motoristas sobre condução econômica, a contribuição que ela traz para o meio ambiente”, explica o instrutor do Sest Senat de Deodoro (RJ), José Caruso, que ministrou as aulas. Segundo ele, as principais abordagens das aulas são a redução do consumo de combustível, manutenção de pneus e do veículo. Tudo para aumentar a autonomia dos caminhões.

Nos termos do acordo, a CNT é responsável por colaborar com a elaboração de metodologias, avaliação de resultados do plano de trabalho e designação de profissionais responsáveis pela organização das atividades.

Para a coordenadora do Despoluir, Marilei Menezes, a parceria fortalece o Programa porque trata de um tema bastante atual e importante para o setor de transporte: a eficiência energética. O trabalho também traz benefícios no sentido de divulgar os cursos do Sest Senat e as ações do Despoluir, além de produzir publicações na área acadêmica e disseminar informações.

A Coppe tem a responsabilidade de elaborar, implementar e avaliar os projetos previstos no plano de trabalho, além de oferecer à CNT e ao Sest Senat total acesso às informações relacionadas ao programa. Outra tarefa é intermediar o acesso aos conhecimentos técnicos e à base de dados nas áreas de competência da entidade.

Trabalho em conjunto
O coordenador do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe-UFRJ, Márcio de Almeida D’Agosto, enfatiza a importância da parceria firmada com a CNT e o Sest Senat. “É preciso trabalhar na redução do consumo de energia, na redução de custos operacionais. A energia é um dos principais custos variáveis do transporte”, explica à Agência CNT de Notícias.

D’Agosto destaca outro benefício do programa e do trabalho conjunto com o Despoluir: a redução da emissão de poluentes locais e globais. “É importante saber onde atuar, conhecer as prioridades. O conhecimento do ambiente acadêmico pode se juntar ao da CNT, no sentido de conhecermos as prioridades do setor de transporte”, afirma.