Caminhão pode pagar até R$ 1 mil de pedágio do Mato Grosso até o Paraná

Privatização da BR-163, que liga o Centro-Oeste aos portos, criará nove postos de pedágio e aumentará custo de deslocamento dos caminhoneiros.

O Bom Dia Brasil fez as contas de quanto o motorista vai pagar de pedágio na BR-163, privatizada em 2013. A estrada é uma das principais vias para que a safra do Centro-Oeste chegue aos portos.

 

Em Mato Grosso, a BR-163 tem 1.080 quilômetros de extensão. Serão instalados nove postos de pedágio ao longo do trecho que foi privatizado. Se pegarmos como exemplo um caminhão de sete eixos, o motorista vai pagar, por cada pedágio, R$ 18,41. Para atravessar o estado, serão gastos R$ 165.

 

Em Mato Grosso do Sul, o valor do pedágio para o mesmo tipo de caminhão é de R$ 30,66. Passando por mais nove praças de pedágio, o motorista vai gastar quase R$ 276.

 

A cobrança de pedágio entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ainda não tem prazo para começar. É que alguns trechos da BR-163 acabaram de ser privatizados. As empresas só poderão recolher a tarifa quando concluírem 10% das obras de duplicação nos dois estados.

 

No Paraná, o trecho da BR-163 não tem pedágio porque a rodovia é controlada pelo governo. Para chegar até o Porto de Paranaguá, um dos principais do país, o caminhoneiro precisa pegar a BR-277 e, então, passar por mais oito praças de pedágio, com preços que variam de R$ 6 a R$ 13 por eixo. Com isso, o custo total da viagem para o caminhão de sete eixos, saindo do Mato Grosso e chegando a Paranaguá, será de R$ 922.