BR-040 terá dez radares no trecho entre BH e Sete Lagoas

A BR-040 vai ganhar, ainda neste semestre, 12 radares de controle de velocidade, em um trecho de 160 km entre Belo Horizonte e Curvelo, na região Central. Só entre a capital e Sete Lagoas, separadas por 70 km, irão funcionar dez aparelhos, o que dá uma média de um equipamento a cada 7 km. Hoje, o caminho entre as duas cidades não é monitorado.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já definiu os locais onde os aparelhos serão instalados (veja quadro ao lado). Em alguns pontos da rodovia, o monitoramento será feito nos dois sentidos.
O movimento BH-Sete Lagoas que passará a ser monitorado eletronicamente cresceu nos últimos meses, especialmente em dias de jogos de futebol na Arena do Jacaré. O estádio recebeu partidas dos campeonatos Mineiro e Brasileiro e da Copa do Brasil, já que o Mineirão está fechado para reforma.
Na altura de Ribeirão das Neves, na região metropolitana, haverá dois radares em um trecho de apenas 200 m. Na vizinha Esmeraldas, serão dois em um intervalo de apenas 1 km. Conforme o órgão, o limite de velocidade vai variar entre 60 e 110 km/h.
Queixas – Nenhuma obra ou melhoria para a BR-040 entre Belo Horizonte e Sete Lagoas está nos planos do Dnit. Enquanto isso, as reclamações de quem passa pelo trecho se multiplicam. Aumento no número de passarelas e conservação do asfalto são alguns dos pedidos dos condutores.
O arquiteto Flávio de Castro, 51, que passa pelo local ao menos quatro vezes por semana, se diz favorável ao controle de velocidade, mas afirma que só a instalação de radares não basta para solucionar os problemas. "A estrada está funcionando muito acima da capacidade. Os congestionamentos, principalmente na chegada à capital, são constantes. E o asfalto na entrada de Sete Lagoas, recapeado recentemente, já está esburacado na pista usada pelos caminhões".
Para a designer de interiores Betânia Castanheira, 53, a fiscalização eletrônica poderá ajudar a frear a imprudência, principalmente dos motoristas de caminhões. "Eles são os mais abusados. Morro de medo. Depois que reformaram o asfalto, algumas pessoas ficaram mais tentadas a correr", diz ela, que passa pela 040 uma vez por semana.
Na opinião do coordenador do Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nilson Tadeu Nunes, a colocação dos radares é bem-vinda se tiver como finalidade educar os motoristas, e não aumentar a arrecadação com multas. "O que precisamos é de ações disciplinadoras, que podem reduzir o número de acidentes".
Sinalização – Segundo o Dnit, haverá placas informando sobre a presença dos 12 novos radares. A medida contraria uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 22 de dezembro, que desobrigou a colocação de avisos de controle de velocidade próximos dos equipamentos.
O Dnit vai manter a sinalização porque a recomendação prevista nos editais para a instalação dos equipamentos, publicada antes da norma, obriga as empresas a colocarem os alertas. As próximas licitações, no entanto, irão dispensar as placas.
Investimento – Obras. A revitalização do pavimento e dos acostamentos e a melhoria da sinalização entre a capital e Sete Lagoas, concluídas há cerca de dois meses, custaram R$ 43,5 milhões, segundo o Dnit.
Zona da Mata – Outros 39 detectores entrarão em operação. Mesmo antes dos 45 radares que tiveram a instalação autorizada no trecho entre Belo Horizonte e Ewbank da Câmara, na Zona da Mata, entrarem em funcionamento, o Dnit prevê fazer estudos técnicos para colocar mais 22 equipamentos nos cerca de 225 km que separam as duas cidades.
Dos 45 aparelhos previstos para o trecho, 28 já entraram em funcionamento, monitorando 52 faixas. Os 17 que faltam já estão com a nota de instalação emitida, mas não começaram a operar por causa de imprevistos.
A falta de ligação ou extensão de rede de energia elétrica atrasa o início do funcionamento de oito equipamentos. O serviço é de responsabilidade da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Outros nove dependem da aferição do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).
Os radares da BR–040 fazem parte de um pacote de 410 aparelhos, anunciado em 2009, mas que só começou a ser implantado em 2011. (JT)
Dez unidades ‘estreiam’ nas rodovias estaduais – Dez radares entram em funcionamento hoje em cinco rodovias estaduais. Os equipamentos estavam previstos para ser ativados pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) à meia-noite de ontem, nas regiões Central e Campo das Vertentes.
São três aparelhos na BR–383, em Entre Rios de Minas, dois na MGC–383, em Coronel Xavier Chaves e Tiradentes, dois na MG–338, em Barbacena, e os outros na MG–030, em Congonhas, na MG–129, em Ouro Branco, e na MG–443, em Congonhas.
A velocidade máxima varia entre 40 e 80 km/h. Desde 2009, 206 equipamentos foram instalados nas estradas estaduais.
 
2/1/2012