Acordo entre Brasil e Bélgica fortalecerá qualificação para trabalhadores portuários

Um acordo de cooperação técnica assinado entre o Brasil, a Apec (Centro de Treinamento Portuário de Flandres), filiada ao Porto de Antuérpia, na Bélgica, a Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo) e o Sest Senat prevê novas ações para a capacitação de trabalhadores para o setor portuário brasileiro. O objetivo é desenvolver iniciativas conjuntas que englobem a formação, a qualificação profissional e a transferência de tecnologia da Bélgica para o Brasil. A assinatura ocorreu nessa terça-feira (16), na embaixada belga, em Brasília (DF). 

O acordo garante a criação do primeiro Centro de Capacitação dos Gestores e dos Trabalhadores Portuários no Brasil, que atenderá ao porto de Vitória. O trabalho do Centro será desenvolvido no Ifes (Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Espírito Santo) e no Sest Senat. Depois, a meta é implantar o Centro em mais regiões.

“Nós começamos pelo Porto de Vitória, mas vamos levar isso para outros estados brasileiros. A tentativa de qualificar e formar mão de obra cada vez mais especializada vai dar certo. O que queremos é aumentar a eficiência da operação dos nossos portos e a redução do Custo Brasil”, diz o ministro da SEP (Secretaria Especial de Portos), César Borges.

Sest Senat

O Sest Senat ampliará a oferta de cursos especializados no segmento. As primeiras turmas devem ser formadas ainda em 2015. O projeto-piloto terá início pela unidade de Cariacica (ES) e, depois, chegará a São Vicente (SP). “Isso é um marco importantíssimo. É um passo que estamos dando em prol do setor portuário e do transporte brasileiro, para maior eficiência e redução do Custo Brasil”, diz a diretora executiva geral do Sest Senat, Lucimar Silva Lopes Coutinho.

De acordo com o dirigente da unidade de Cariacica, Eliomar Rossatti, no primeiro semestre de 2015, as ações serão voltadas à formação de instrutores, que depois poderão atuar em outras regiões no treinamento da mão de obra. “Estamos focando no trabalhador avulso e no portuário, quem trabalha ou está na região abrangida pelo porto. Com a nova Lei de Portos, existe uma perspectiva muito grande de crescimento no total de trabalhadores portuários. Nós precisamos dar uma qualificação para quem está e para quem chegará a esse mercado de trabalho”, salienta Rossatti.

Conforme o reitor do Ifes, Dênio Rebello Arantes, além da formação profissional, a meta também é promover a troca de tecnologias para que o Brasil desenvolva pesquisa e tecnologias para o setor de transporte aquaviário. “Temos que ter nosso próprio desenvolvimento”, disse Arantes.

A estimativa é que o setor portuário reúna cerca de 50 mil trabalhadores em todo o Brasil, segundo a Federação Nacional dos Portuários.

Apec

O Centro de Formação do Porto de Antuérpia atua há 36 anos na transferência de conhecimentos sobre o segmento para o mundo. Mais de 14 mil pessoas de 150 países já participaram dos programas de capacitação.

Segundo a Embaixada da Bélgica no Brasil, o porto de Antuérpia é um dos maiores e mais utilizados do mundo. As instalações estão ligadas a outros 800 portos ultramarinos e acolhem 300 linhas regulares de navegação. Antuérpia apresenta, também, a maior concentração de empresas petroquímicas do mundo.