SP: laboratório de poluição terá sede em SBC

Reconhecida como um dos berços da indústria automobilística no Brasil, São Bernardo terá também outra vocação: testar os níveis de emissão de poluentes dos novos modelos de veículos antes de saírem das fábricas e entrarem em comercialização no país.
 
Estão sendo instalados na cidade, para operação da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), dois laboratórios que realizarão os exames e funcionarão também como centros de pesquisa.
 
Os primeiros estudos sobre o controle da poluição dos carros começaram ser desenvolvidos pela companhia nos anos 1980.
 
Como não havia no Brasil trabalho semelhante, o governo federal firmou convênio com a Cetesb, que passou a ser responsável pelos testes e a homologação dos novos modelos.
 
Os laboratórios em construção no ABC foram desenvolvidos para ampliar a capacidade da companhia.
 
Em sede menor, na capital, a Cetesb realiza atualmente só as verificações das emissões dos poluentes em automóveis. Mesmo este trabalho, e os testes em outras categorias de veículos, precisa ser compartilhado com montadoras e empresas particulares.
 
Os laboratórios em São Bernardo irão permitir que a Cetesb realize também ensaio em motocicletas e motores a diesel, como ônibus e caminhões.
 
“Toda a homologação de veículos novos no Brasil passará por aqui”, afirmou o gerente da Divisão de Transporte Sustentável e Emissões Veiculares da Cetesb, Vanderlei Borsari.
 
O investimento na construção do complexo, na rua dos Vianas, perto do Centro, é de R$ 42 milhões. Os trabalhos começaram cerca de um ano e meio atrás, mas não há prazo estimado para o início da operação.
 
Os laboratórios estão sendo custeados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
 
Histórico industrial não pesou na escolha
 
Mais do que o passado que remonta ao berço automobilístico do Brasil, foi um terreno bem localizado e disponível que determinou a opção por São Bernardo como sede dos laboratórios.
 
As primeiras montadoras chegaram na década de 1960, dando início ao movimento de expansão econômica da região. “Mas isso afetou pouco porque hoje temos fábricas de carros pelo Brasil todo”, afirmou Borsari.
 
Os laboratórios aproveitarão área com 15 mil metros quadrados, que seria utilizada pelo Estado para construção de CDP (Centro de Detenção Provisória), mas teve projeto abandonado há dez anos.