Roubo de cargas cresce 300% nas estradas de Ribeirão Preto, SP

O número de roubos de carga em Ribeirão Preto (SP) cresceu 300% nos sete primeiros meses de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado. Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgados na última segunda-feira (27) apontam 16 assaltos até o mês de julho ante os quatro registrados em 2011.
 
O crescimento desse tipo de crime também foi registrado na região e no estado de São Paulo. Na região foram 58 roubos até julho deste ano e 50 até julho de 2011, resultando em um aumento de 16%. Já o aumento estadual foi de 18%: 3.850 assaltos em 2011 e 4.546 em 2012.
 
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Ribeirão Preto e Região (Sindetrans), Wilson Piccolo, relaciona o crescimento do roubo de cargas com a “profissionalização” dos assaltantes. O sistema de rastreamento utilizado nos caminhões é um exemplo para ele, pois está sendo facilmente desarmado pelos ladrões. “Eles estão 20 anos luz à nossa frente.”
 
Piccolo diz ainda que a carga mais visada na região de Ribeirão Preto é o açúcar e que muitos dos roubos são encomendados devido à facilidade de receptação da mercadoria, além da facilidade em obter informações sobre a carga. “É o produto mais comercializado por aqui e tem muito informante, às vezes dentro da própria empresa.”
 
Para ele, o número crescente faz parte de um ciclo que compromete também a segurança do caminhoneiro. “O seguro de carga e veículos ficou mais caro e a polícia, apesar de tentar realizar um bom trabalho, não cresce na mesma proporção que os criminosos”, finaliza Piccolo.
 
Data: 29/08/2012