Restrição de caminhões só melhora trânsito na marginal Tietê de manhã

No primeiro mês de restrição aos caminhões na marginal Tietê, os congestionamentos da via melhoraram no pico da manhã, entre 7h e 9h, mas pioraram entre 9h e 20h, em comparação com o mesmo período de 2011.
 
Os dados estão em balanço divulgado ontem pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e consideram o período de 5 de março a 3 de abril. O trânsito de ontem (4), que bateu o recorde do ano (222 km de lentidão), não foi computado no balanço.
 
O monitoramento feito pela CET deixa de fora o período após as 20h, que virou alvo de reclamações dos motoristas após as restrições.
 
Os caminhões estão proibidos de circular na marginal e em ruas do entorno entre 5h e 9h e das 17h às 22h, durante a semana.
 
Segundo a CET, a piora no entrepico estava "dentro do previsto", porque é o horário em que caminhões são liberados para o tráfego.
 
O órgão não comentou, porém, a piora verificada no pico da tarde (17h às 20h).
 
Durante o período, a companhia fez uma contagem dos veículos que trafegavam nos horários de pico e constatou que passaram 29 mil carros a mais e 9.149 caminhões a menos. "Um dos principais objetivos da restrição é priorizar a utilização da malha viária por veículos que transportam pessoas em seus deslocamentos cotidianos", diz a CET.
 
Essa lógica é uma das principais críticas de especialistas desde o início das restrições: eles dizem que logo os carros ocuparão o espaço nos horários de pico e os caminhões deixarão o entrepico pior, resultando num trânsito ruim o dia inteiro.
 
Foi o que houve na marginal Pinheiros, conforme a Folha mostrou nesta semana.
 
Muitos caminhões que fugiram da marginal passaram pelo Rodoanel Sul. Segundo a concessionária SPMar, em março houve aumento de 18,5% de caminhões trafegando naquela rodovia.

Melhoras
 
De acordo com o estudo feito pela CET, o reflexo das restrições foi verificado em toda a cidade, com melhoras no pico da manhã e no entrepico (9h às 16h59). Mas o trânsito noturno da capital também piorou um pouco (veja quadro ao lado).
 
A CET diz que caiu o número de caminhões quebrados, de acidentes com vítimas e de atropelamentos. Diz ainda que houve redução do tempo de viagem dos ônibus em 5%. A companhia multou 81.588 caminhões no período.
 
O engenheiro civil Creso Peixoto, professor da FEI (Fundação Educacional Inaciana), avalia como positiva a restrição até agora, por causa da melhora da fluidez na manhã, mas diz que a "tendência é que o quadro piore nos próximos meses".
 
Norival de Almeida Silva, presidente do sindicato dos caminhoneiros autônomos, critica a restrição. "Não se apresentou nenhuma justificativa técnica que comprove a utilidade dessa medida."

6/4/2012