Polícia multa 41 caminhões por dia

Nos últimos dois anos, cerca de 41 veículos pesados foram multados diariamente por trafegar na faixa da esquerda nas rodovias Anchieta e Imigrantes. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, 30.216 caminhões e ônibus foram autuados no biênio nas duas estradas por viajar na faixa proibida. Na Anchieta, o número teve pequena queda, passando de 15.423 em 2010 para 13.981 em 2011. Na imigrantes, foram 812 infrações.
 
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) estabelece, no inciso 4 do artigo 29, que "quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade". Quem desrespeita a lei comete infração grave no valor de R$ 127,69 e perde cinco pontos na carteira.
 
Para a Polícia, a Imigrantes registrou menos irregularidades devido às características da via, que tem três faixas de rolamento, sendo que é permitido aos veículos longos que utilizem a do meio. Também contribui para o número baixo o fato de que caminhões e ônibus são proibidos de usar a rodovia para descer a serra.
Apesar de parecer alto, o número de autuações é baixo se comparado ao total de veículos pesados que rodam pelas estradas. Segundo a concessionária Ecovias, em 2011 passaram pelo Sistema Anchieta-Imigrantes 6,5 milhões de caminhões e ônibus. Isso significa que só 0,23% dos veículos foram autuados.
 
A equipe do Diário percorreu o sistema durante a semana e constatou que é grande o número de caminhões que andam pela esquerda. Na Anchieta, os veículos mais pesados fazem fila na direita e andam, em média, a 30 km/h. Impacientes, os motoristas dos caminhões mais leves iniciam a ultrapassagem. No entanto, o excesso de veículos longos na direita dificulta o retorno à faixa adequada. Dessa forma, permanecem na segunda faixa por até cinco quilômetros.
 
O artigo 30 do CTB deixa claro que "os veículos mais lentos, quando em fila, deverão manter distância suficiente para permitir que veículos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurança".

2/4/2012