Consultor acha que a restrição na marginal Tietê será inócua

Caminhões flagrados trafegando na marginal Tietê, em São Paulo, em horários de pico, começaram a ser multados ontem (5). Para o consultor em engenharia de tráfego e transporte, Horácio Augusto Figueira, no entanto, a restrição a caminhões será inócua a médio prazo.
 
Os veículos estão proibidos de trafegar pela via entre as 5h e as 9h e entre as 17h e as 22h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 14h aos sábados. A nova regra visa reduzir as ocorrências envolvendo caminhões e elevar a velocidade dos veículos na via.

 
Motoristas de caminhões são contrários a medida e iniciaram ontem um protesto deixando de entregar combustível em postos da região metropolitana. A multa é de R$ 85,13 e acarretará acréscimo de quatro pontos na habilitação.
 
Folha – A restrição é eficaz para diminuir o trânsito?
Horácio Augusto Figueira – Pode aliviar por uns meses a mobilidade na cidade, mas com menos de seis meses já volta ao que era. São dez faixas que transportam 21 mil clientes por hora/sentido. Tudo isso caberia em uma única faixa de ônibus expressa, com 150 ônibus. A prefeitura tem que criar condição pra que as pessoas tenham alternativa. Está fazendo o contrário: sinalizando que deve comprar automóvel. Está enxugando gelo. No curto/médio prazo: parte dos caminhões vai fugir para a zona norte. A prefeitura não tem estrutura pra fiscalizar isso. No médio prazo as empresas de transporte vão trocar um caminhão por cinco VUCs e a sociedade vai pagar um frete maior e ter mais congestionamento.
 
Podem também mudar o horário de trabalho?
Sim, entre 9h e 17h talvez passe a ter a marginal Tietê cheia o dia inteiro.
 
Por que a marginal vai voltar a lotar?
Automóveis de rotas alternativas passarão a usar a marginal, pessoas que evitam a marginal nos horários de pico vão mudar hora da viagem, como a linha vermelha está superlotada, quem tem automóvel vai trocar o transporte público e passar a usar o automóvel pela marginal Tietê e há o aumento natural da frota. Devagarinho as pessoas vão se acomodando e os congestionamentos vão voltando. Se a prefeitura quiser sinalizar que quer resolver a mobilidade de pessoas na cidade, tem que ter coragem de implantar faixas exclusivas de corredores de ônibus. É uma mudança de paradigma. Vamos ver o seguinte quadro daqui a alguns meses: a marginal parada só com automóveis e aí vamos perguntar ao poder público o que vai mudar. Querem punir o transporte de carga, que está abastecendo a cidade de SP.
 
Um caminhão é pior que o carro em quanto, em termos de velocidade e ocupação?
Um caminhão médio equivale, em termos de ocupação no viário, a 3 automóveis. Um carreta grande equivale a uns seis automóveis. Em espaço dinâmico, andando no plano. Se estiver passando cem caminhões por hora, equivalem a 300 automóveis por hora.
 
O caminhão é o vilão do trânsito?
Na avenida 23 de maio não circula caminhão e para na hora de pico. Em vias com pouco caminhão o grande vilão é o automóvel. Na Paulista, por exemplo, o automóvel ocupa até 90% do viário para levar metade da demanda. Os ônibus levam os outros 50% das pessoas em 10% do viário. A marginal Tietê vai voltar a congestionar só com automóveis.
 
 6/3/2012