Com vistoria, carro solta 49% menos monóxido de carbono em SP

A obrigatoriedade da inspeção veicular na cidade de São Paulo reduziu em 49% a emissão, pelos carros, do poluente monóxido de carbono em 2011, diz a Controlar, empresa responsável pelo programa.
 
O valor divulgado ontem considera só os veículos leves -os de passeio-, que, conforme a Cetesb, a agência ambiental paulista, emitem 76% do total desse tipo de poluição.
 
O cálculo funciona assim: no ano passado, o motorista levou seu veículo, mas ele foi reprovado no teste; um mês depois, ele voltou e teve o carro aprovado. A poluição que esse veículo deixou de emitir é que levou à redução.
 
Pelos dados apresentados pela Controlar, o total do poluente que deixou de sair dos escapamentos dos carros equivale ao emitido por 1,4 milhão de veículos -é como se essa frota "virtual" tivesse deixado de circular na cidade.
 
"A inspeção é realmente um ganho de qualidade ambiental, que, nos últimos anos, estava sendo perdida por problema de manutenção dos carros", diz Gabriel Murgel Branco, engenheiro especialista da USP e consultor pago pela Controlar para analisar os dados do programa.