Após decisão do STJ, polícia amplia o uso de bafômetro

Após decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) em março, que delimitou provas para comprovar embriaguez (apenas teste de bafômetro e exame de sangue serão aceitos) e enfraqueceu a Lei Seca, a Polícia Militar reforçou a fiscalização nas estradas paulistas e o número de motoristas flagrados bêbados mais que dobrou na Páscoa.

Foram 320 reprovados no bafômetro no feriado deste ano contra 121 no ano passado -alta de 164%. As operações cresceram quase na mesma proporção (156%) -313 neste ano contra 122 em 2011.

Ao todo, 5.049 motoristas passaram pelo teste e 183 (3,5%) se recusaram a fazê-lo. O motorista não é obrigado a produzir provas contra si e pode recusar os exames aceitos pelo STJ, mas mesmo assim é levado à delegacia e pode ser indiciado.

Para a tenente Fabiana Pane, da Polícia Militar Rodoviária, há uma "sensação de impunidade" entre motoristas, o que levou ao reforço das operações. "Nós estamos numa fiscalização crescente e não só nos feriados", disse.

Na cidade de São Paulo, 7.347 motoristas passaram pelo teste do bafômetro -463 foram reprovados. A polícia não divulgou quantos se recusaram a fazer o exame.

No País

Acidentes em vias federais deixaram 117 mortos no feriado no país. Considerando a média diária, a queda foi de 6% em relação a 2011, quando o feriado teve um dia a mais, pois coincidiu com o Dia de Tiradentes. A média diária de acidentes caiu 9%.

As colisões frontais (consequência de ultrapassagens arriscadas) responderam por 33% dos acidentes com mortes.

10/4/2012